Dicas para contratação de Planos de Saúde
Para contratar um plano de saúde, você necessita fazer uma série de escolhas, que envolvem diversos serviços e que precisam ser definidos antes da assinatura do contrato. Essa atenção inicial é necessária para que você contrate um plano que atenda suas necessidades e que caiba no seu orçamento. Confira as dicas, antes de fechar negócio!
1. Cada tipo de plano possui regras diferentes:
*O plano será individual ou familiar se a contratação for por meio de uma pessoa física.
*Será coletivo empresarial se a contratação ocorrer por meio de uma empresa ou empresário individual.
*O plano será coletivo por adesão se a contratação acontecer através de sindicato ou associações
2. É necessário saber o tipo de assistência que você vai exigir, número de pessoas que farão parte do plano, idade, tipo de acomodação (enfermaria ou apartamento), locais de atendimento e disponibilidade financeira.
3. O plano de saúde pode ser ambulatorial (consultas, exames e terapias, sem direito a internações); hospitalar (internação), com ou sem serviços de obstetrícia (pré-natal, parto e pós-parto); ambulatorial + hospitalar (com ou sem obstetrícia); odontológico.
4. Se optar por um plano hospitalar,a acomodação poderá ser individual/apartamento (quarto com maior privacidade, maior horários de visitas e direito a acompanhante) ou coletiva (enfermaria, ficando no mesmo ambiente que outros pacientes, com horários de visitas predeterminados).
5. Os planos variam também em função da abrangência geográfica. O local de atendimento pode ser apenas na cidade, no estado, em grupos de cidades ou de estados e em todo o país (nacional). Quanto maior a abrangência, maior o custo.
6. Antes de fechar o contrato, verifique a rede credenciada do plano: hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde que prestarão o atendimento. Existem planos que atendem apenas a rede própria, outros, rede própria + rede credenciada, e os Seguros Saúde que atendem apenas rede credenciada.
7. As faixas etárias e as escolhas dos itens anteriores serão determinantes para definir o preço final do plano de saúde.
8. Há planos que cobram um valor fixo mensal, ou seja, usufruindo ou não dos serviços, a mensalidade será a mesma. Outros cobram uma mensalidade menor e acrescentam um valor adicional a ser pago por atendimento, consulta ou exame realizado naquele período. Esses planos são denominados planos com coparticipação ou franquia.
Os procedimento cobertos pelos planos são determinados pelo Rol ANS, independente de ser um plano mais barato ou mais caro, todos procedimentos listados no Rol são obrigatórios. A diferença de valores entre um plano e outro estará no tipo de acomodação, abrangência geográfica e rede credenciada.